Pular para o conteúdo principal

Uma nova jornada!

Olá, caros expectadores do blog Falando de Matemática, me chamo Edna e sou aluna do 6º período do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú, localizada na cidade de Sobral- CE. Neste bolgger, pretendo expor minhas experiências acadêmicas como também diversas atividades voltadas para o ensino e aprendizagem de matemática afim de ajudar outros amantantes da área como também ajudar alunos que possuem algum tipo de dificuldades na disciplina.
De inicio, venho aqui relatar um pouco sobre uma das disciplinas que estou cursando no semestre atual (2017.1) iniciado no dia 10 de julho. A disciplina em questão é a Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática, para está disciplina temos o Professor e Mestre Márcio Nascimento como ministrante.
Minhas expectativas para essa disciplina são as melhores possíveis, com o desejo sempre de agregar novos conhecimentos afim de  me aperfeiçoar ainda mais como acadêmica e como profissional, visto que se trata de um ensino diferenciado e voltado para a área de matemática onde a mesma é vista por muitos como algo de difícil aprendizagem. Portanto adquirir novos conhecimentos que possibilite uma aprendizagem diferenciada e inovadora faz com que esta aprendizagem matemática se torne mais significativa e prazerosa, e porque não utilizar-se das tecnologias levando em consideração que nossos alunos estão cada vez mais inseridos neste universo e a cada dia somos chamados a inovar nossas práticas de ensino fazendo com que o aluno torne-se protagonista e dessa maneira desenvolva a construção do seu próprio conhecimento.
Fonte: Google Imagens

Por fim, acredito que essa disciplina será um grande desafio para nós estudantes, no entanto ao chegarmos ao final desse semestre colheremos bons frutos e ainda colheremos bem mais quando pudermos aplicar esses conhecimentos aos nossos futuros alunos.

Obrigada e até breve!😉

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com a Professora Roniele Carvalho.

Olá expectadores do blog Falando de Matemática, venho compartilhar com vocês mais uma atividade da disciplina Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática ministrada pelo o professor Márcio Nascimento.  A atividade consiste em uma entrevista com um professor de matemática do Ensino Médio ou Superior, e as perguntas teve como base o artigo: "Guia e Tecnologia dos/nos Livros Didáticos de Matemática: uma Primeira Discussão" , de Miguel Ribeiro (Doutor em Didática da Matemática. UNICAMP. Campinas-SP. Brasil) e Rúbia Barcelos Amaral (Doutora em Educação Matemática. UNESP. Rio Claro-SP. Brasil). Essa entrevista se deu por meio de áudios via WhatsApp e para essa entrevista tive a honra de entrevistar a professora Roniele Carvalho Magalhães que atualmente é coordenadora pedagógica da Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares situada na cidade de Groaíras-CE.  Abaixo está o áudio da entrevista realizada. Como parte complementar, deixo aqui o link de acesso ao art

Software Geogebra

Olá expectadores do blog Falando de Matemática, venho compartilhar com vocês uma atividade realizada utilizando o Software Geogebra. Para quem não o conhece, o Geogebra trata-se de um Software matemático que reúne geometria, álgebra, planilha de cálculo, estatística e cálculos simbólicos, de forma simples e prática. Além disso o Geogebra é caracterizado por ser um Software dinâmico, pois permite realizar construções utiliando pontos, vetores, como também retas e segmentos, funções entre outros, que no decorrer da atividade pode ser modificado facilmente. O Geogebra foi idealizado por Markus Hohenwarter com o objetivo de ser utilizado em sala de aula e é distribuido gratuitamente e seu download é encontrado facilmente na internet. Abaixo, disponibilizo alguns exercícios que foram respondidos utilizando o Geogebra.      Exercícios utilizando o Geogebra: 01. Considerandos os pontos A(2,-3), B(4,-1) e C(4,5), determine os vértices e a área do triângulo MNO definido pelos pontos mé